O prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), afirmou nesta segunda-feira (28) que o vídeo no qual ele aparece retirando um maço de dinheiro de dentro da calça e entregando a uma pessoa dentro de um carro se refere ao pagamento de compromissos pessoais. As imagens têm sido compartilhadas em aplicativos de mensagens.
De acordo com ele, o dinheiro é proveniente de reservas econômicas e tinha como destino o pagamento de dívida pessoal. Airton Souza também destaca que o dinheiro não estava em sua cueca.
— Não era da cueca (que retirava o dinheiro), era da cintura — destacou Souza, acrescentando:
— Está na minha declaração de imposto de renda há mais de 10 anos, eu faço sempre uma reserva econômica do que eu ganhei no ano. Cada ano, eu reservo 10%, 15%, e deixo uma reserva de recursos. E ali eu estava honrando um compromisso pessoal. Não foi dentro do comitê, foi dentro de um carro. Ah, e por que estava na cintura? Porque botar no bolso chamaria atenção. Então, eu fui de boa fé, estava honrando um compromisso e o pessoal querendo fazer sensacionalismo. É muito tranquilo esse tema, não vejo nada de anormal.
Na entrevista, Airton Souza disse não se lembrar com precisão de quando ocorreu o fato:
— Não sei precisar a data, mas faz algum tempinho. Acredito que (faz) meses — respondeu.
O prefeito eleito de Canoas ainda afirmou que o maço de dinheiro não tem relação com a campanha eleitoral e que prefere não contar a quem repassou as notas.
Questionado se poderia revelar que compromisso pessoal estava quitando com o dinheiro, Airton Souza afirmou: