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segunda-feira, novembro 25, 2024
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Colunistas: Na coluna de hoje vamos falar sobre avaliação de crianças

Avaliar uma criança é um desafio, pois é necessário prestar atenção em cada atitude da criança, procurando ampliar a visão de como ela aprende, conhecer a sua história, dando elementos para pensar e interpretar.

Quais são as características da criança?

Tem autonomia?

Quais são as suas habilidades e dificuldades?

Como ela se comporta em casa?

Como se relaciona com os amigos?

Como reage às conquistas e fracassos?

A criança começa a ter frustrações desde que nasce. A primeira coisa que a criança faz quando nasce é chorar, pois estava numa zona de conforto, num lugar ótimo que é o útero da mãe e sai para um local com luz, barulho, frio. Porém, desde cedo é importante trabalhar com essas frustrações, ensinar a criança lidar com seus sentimentos e emoções.

Por exemplo, a criança quer uma coisa e os pais dizem que não. Ela grita os pais dizem que não, depois ela bate no pai ou na mãe e ganha o que queria.

O que a criança aprende? Que precisa intensificar cada vez mais a atitude para conseguir o que quer. O importante é que os pais não cedam.

Claro que é necessário tomar cuidado para não entrar em conflito toda hora. A criança quer chocolate e o pai responde “só porque você pediu não vai ganhar chocolate”. Melhor dizer “não é hora de comer chocolate”, “vamos comer outra coisa”.

O caminho é não reforçar, não entrar em conflito, mas ao mesmo tempo não ceder, tem que aprender a contornar a situação. E se é algo que não pode, não pode mesmo. Com calma, os pais dizem que não pode, explicam o motivo. Geralmente, é necessário explicar várias vezes. E quando a criança se frustra, chora e fica brava é importante que os pais tentem fazer a criança entender porque ela está chorando, pois o sentimento de frustração é normal e é bom.

A criança precisa se frustrar, senão começa a achar que tudo na vida vai ser como ela quer. Ela precisa, aos poucos, aprender a lidar com a frustração e evoluir para aquilo que a gente chama de resiliência, que é a capacidade de tolerar o estresse, de entender porque ficou triste e o que fazer para melhorar.

Os sentimentos nos invadem, os seja, não controlamos, ou escolhemos o que iremos sentir. Eles nos afetam de maneira involuntária. Apesar da não escolha, um olhar adulto sintonizado com os afetos das crianças, pode ajudar primeiramente a identificar, depois nomear os sentimentos com elas e posteriormente, trabalhar junto o que fazer a partir daquilo que ele sente.

O que incomodou? O que pensa em fazer com isso? Quais as consequências dessa escolha?

Quando a família percebe que a criança está em sofrimento é essencial à ajuda de uma psicóloga profissional que pode identificar e compreender profundamente as questões e desdobramentos de determinados sofrimentos.

Um bom trabalho emocional com as crianças pode fazer com que se relacionem melhor com o mundo, de uma maneira mais livre,  com repertório para não serem escravos do que sentem.

Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo WhatsApp/Telefones: (55) 991562039 ou

(55) 34312035 / Endereço: Av. Frei Miguelino, 309 – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Borja; Ou

(55) 34303121 / Endereço: Engenheiro Manoel Luís Fagundes, 1240 – ATAPESB – Associação dos trabalhadores aposentados e pensionistas de São Borja.

Psicóloga Polyana Seifert.

CRP 07/33894

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