Feriado nacional, 21 de abril, marca a morte de Alferes Joaquim José da Silva Xavier, popularmente apelidado de Tiradentes, ficou conhecido como herói da pátria. Esta mesma data foi escolhida para celebrar outros guerreiros, só que estes, anônimos. Por meio do Decreto-Lei 9.208/1946, o dia 21 de abril foi instituído como Dia do Policial Civil e Tiradentes se tornou, também, Patrono das polícias brasileiras
Lembrou o decreto presidencial que “entre os grandes da história pátria que se empenharam pela manutenção da ordem interna, Tiradentes dedicou à segurança pública patrióticos serviços na função de Alferes”, portanto seu dia se tornou um paradigma para homenagear os que hoje também exercem funções em busca da defesa da segurança.
São 24 horas investido em uma verdadeira missão, desempenhada por homens e mulheres que, sem farda, correm nas sombras com o objetivo de promover a paz, assegurar a harmonia e servir e proteger a sociedade. A data em que o Brasil inteiro para por conta da figura pública de um homem que atuou nas forças de segurança antes de lutar pela independência da então colônia de Portugal, “ a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul também para com o objetivo de homenagear outros milhares de heróis anônimos, que incansavelmente lutam para promover a segurança de toda a sociedade. Feliz Dia do Policial Civil”, diz a nota da Polícia Civil em homenagem aos seus agentes.
Foto: Arquivo/BD