“Pedimos que a comunidade respeite os decretos municipais, sob o risco de chegar a um ponto em que seja inevitável decretar lockdown por causa dos efeitos que o contágio em massa pode trazer”, disse Iury Sommer
O coordenador regional de saúde, Iury Sommer Zabolotsky, alertou nesta sexta-feira, 14, para a velocidade de propagação do coronavírus nas Missões. O comportamento da doença tem repetido o padrão vivenciado nos municípios de São Borja, Porto Xavier e Pirapó, onde novas variantes da covid-19 foram detectadas. A possibilidade de que a forma mais agressiva da doença esteja circulando nos municípios da região é grande.
São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Dezesseis de Novembro e Entre-Ijuís são alguns dos locais que vivem uma nova onda de contágios. O avanço da doença preocupa, pois pressiona o sistema de saúde e eleva o número de vítimas.
Atualmente, o Hospital Santo Ângelo está com ocupação total dos leitos de UTI e já está “pedindo vagas para fora”. Só de Porto Xavier são nove os pacientes em leitos de UTI na região.
Iury alertou que é momento da população redobrar os cuidados e respeitar os decretos municipais, sob o risco de chegar a um ponto em que seja inevitável decretar lockdown por causa dos efeitos que o contágio em massa pode trazer.
Fonte: Rádio São Luiz
Foto: Ricardo Moraes/Reuters