A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMIESUST) está tirando do papel um antigo projeto de implantação de uma pista de trânsito compartilhada entre ciclistas e pedestres. A iniciativa é desenvolvida na avenida Tancredo Neves, Perimetral Leste da cidade, em frente ao parque de exposições Serafim Dornelles Vargas. O trabalho é executado pela equipe do Departamento de Trânsito da secretaria.
De acordo com o diretor do departamento, Airton Rocha Alves, são 500 metros de pista, de dois metros em cada lateral da pista principal da avenida. Considerando as duas laterais, um quilômetro de corredor compartilhado será colocado à disposição. “Optamos por essa experiência de pista compartilhada, considerando que é uma das regiões da periferia urbana mais utilizadas para caminhadas e também para passeio de ciclistas”, explica o diretor.
Airton Alves informa que desde a semana passada o projeto começou a ser implementado. São instalados tachões demarcando a pista de circulação para veículos automotores. Esta ficará com quatro metros de largura, enquanto cada lateral da avenida ficará demarcada com dois metros de largura.
O diretor de Trânsito destaca que se trata um trabalho demorado, inclusive por que os tachões têm que vir de fora, de Curitiba, no Paraná. Foram instaladas placas verticais delimitando a velocidade em 30 km/h no local, devido ao estreitamento da pista para carros e veículos similares. Já na pista compartilhada também foi feita sinalização para demarcar o espaço para os pedestres e os ciclistas.
O secretário titular da SMISUST, Moacir Tiecher, acredita que a iniciativa vai ser aprovada pela comunidade. A ideia, futuramente, é repetir a experiências para outras regiões da cidade. O sistema de pista compartilhada é comum em outros centros urbanos.