A Polícia Civil concluiu que é falso o suposto plano de fuga de dois detentos da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), encontrado no final de outubro dentro de um carro abandonado às margens da ERS-401, nos arredores da casa prisional. Os detalhes sobre o caso foram detalhados nesta quinta-feira (4).
O material passou por análise no Instituto-Geral de Perícias (IGP). A Brigada Militar e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) colaboraram nas investigações. Um mapa descrevia o uso de explosivos, fuzis, metralhadoras e um helicóptero na ação. Dentro do automóvel, havia também munições e coletes à prova de balas. A apreensão ocorreu quando agentes da Susepe faziam a escolta de risco de um apenado da Pasc para o fórum de Porto Alegre no início da manhã do dia 28 de outubro.
Conforme a polícia, o plano foi arquitetado dentro da Pasc por um detento rival dos dois presos que supostamente seriam resgatados. Ainda de acordo com as autoridades de segurança, o intuto do apenado era incriminar os desafetos para dominar o tráfico de drogas no Sul do RS. A ideia era que, desta forma, a dupla fosse removida para um presídio federal. O autor contratou duas pessoas para executaro plano.
A Polícia Civil afirma que vai indiciar os três responsáveis por associação criminosa, receptação de veículo, adulteração da identificação do veículo e porte de munição de uso restrito. Os dois contratados ainda não foram presos.
Segundo a polícia, o Kia Cerato utilizado na ação foi furtado e o condutor confessou o furto. Ele está preso temporariamente e não sabia sobre o falso plano de fuga, mas as autoridades não descartam que o suspeito seja indiciado por associação criminosa.
Para a investigação, ficou claro que os apenados mencionados no resgate não tinham conhecimento do falso plano. A polícia chegou a cumprir mandados de busca e apreensão em residências de pessoas ligadas a dupla, mas concluiu que ambos não teriam benefício com uma eventual fuga já que está perto da data para solicitação da progressão de pena.