De acordo com as informações da Comunicação Social da Coudelaria de Rincão e Campo de Instrução o incêndio no Campo de Instruções e parte da Coudelaria encontra-se controlado.
Nesta manhã, em 01/02/2022, foi realizado o rescaldo de algumas áreas e não foram verificados, por enquanto, novos focos de incêndio. As equipes seguem em vigilância.
Sem causas definidas, mas creditando à forte estiagem na região, o fogo teve início na noite de segunda-feira, 24 de janeiro.
A administração do Campo de Instrução concentra esforços permanentes na manutenção e preservação da área sob sua responsabilidade. Sua estrutura conta com uma equipe permanente de combate a incêndio sobreaviso que prontamente entrou em ação, ainda na segunda-feira, juntamente com o Corpo de Bombeiros de São Borja.
A forte onda de calor dos últimos dias contribuiu para que o campo nativo, inclusive as áreas de banhado existentes, estivessem muito secas, favorecendo a propagação do fogo.
Ante aos novos focos de incêndio surgindo, foram mobilizados recursos humanos e material das diversas Organizações Militares da Região, bem como viaturas do Corpo de Bombeiros de São Borja, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo.
Ao todo foram empregados 106 (cento e seis) homens em sistema de rodízio – 24h, além de cisternas para transporte de água, tratores e arados para conter o avanço do fogo e facilitar seu combate.
A Coudelaria Rincão é a “maternidade” dos cavalos do Exército Brasileiro, o esforço empregado visou a preservação da vida dos animais. O rebanho equino, bem como as estruturas físicas e edificações do aquartelamento permanecem preservadas.
As perdas contabilizadas no incêndio foram cercas, mourões e uma área de pastagem de aproximadamente 8 mil hectares, sem vítimas ou maiores danos ao patrimônio público.
As equipes envolvidas no esforço permanecem de prontidão e com constante monitoramento na área em busca possíveis novos focos de incêndio.
Fotos: Comunicação social da Coudelaria de Rincão