A área de Serviços Urbanos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMIESUST) começou a desenvolver uma experiência pioneira em relação à iluminação pública. A estratégia consiste na utilização de luminárias em led, sem reator, de 40 watts. Elas são usadas no lugar de lâmpadas a sódio, 70 watts, com reator.
Por enquanto, entre 40 e 50 luminárias do novo tipo foram ativadas, principalmente na vila Aparício Sampaio, e em outros pontos da cidade onde lâmpadas a sódio queimaram. Como a experiência tem dado certo em resultado e economia, a Administração Municipal prepara novas aquisições das lâmpadas em led.
O Secretário de Infraestrutura, Moacir Tiecher, ressalta que são significativas as vantagens da nova sistemática. “Além de uma economia da ordem de R$ 100 por ponto de iluminação, pelo não uso de reator, também temos uma lâmpada que dura mais e ilumina melhor”, pontua Tiecher.
O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que a atual Gestão vem inovando bastante no setor. Lembra que, aos poucos, áreas públicas receberem sistemas fotovoltaicos de geração de energia solar. “Além disso, em parceria com a RGE, mais de 1.300 lâmpadas em led foram instaladas nos principais corredores de circulação na cidade, além dos pontos turísticos. Isso garante mais segurança e conforto, além de um visual mais bonito”, enfatiza o Prefeito.
Prefeitura Municipal de São Borja