O grupo de turistas do Rio Grande do Sul que ficou retido na fronteira entre o Chile e a Argentina por causa de uma nevasca retornou ao Estado. Neste sábado (23), 35 pessoas desembarcaram em Teutônia, no Vale do Taquari, após viagem de volta iniciada na última quinta-feira (21).
A excursão de moradores da região saiu de Teutônia no último dia 6 e tinha o retorno previsto para o dia 14. No roteiro, estavam agendados passeios em vinícolas e em estação de esqui, além de atividades em locais como Valle Nevado, Valparaíso e Viña del Mar.
No entanto, uma forte nevasca que atingiu a fronteira entre o Chile e a Argentina causou o bloqueio de estradas e atrapalhou os planos dos brasileiros. Eles conseguiram passar pela aduana argentina, mas ficaram retidos no lado chileno da Cordilheira dos Andes devido às condições do tempo. De acordo com Gerson Henrich da Silva, de 50 anos, morador de Estrela, o grupo enfrentou temperaturas que chegaram a -18C°.
— Ficamos trancados por três noites e quatro dias, com temperaturas extremas, dormindo no ônibus e 30 horas sem comer — relata o representante comercial, que viajou com a esposa, a filha de seis anos, o sogro e a sogra.
Assim, eles permaneceram no local entre os dias 9 e 12, quando foram resgatados, de caminhão, pelo exército chileno, pois “era a única forma de sair de lá”, de acordo com o turista de Estrela.
Dali, os gaúchos seguiram para Santiago, a capital do país, onde ficaram até o dia do início da viagem de volta, feita no mesmo ônibus utilizado na ida. Por isso, pouco puderam aproveitar do passeio:
— A expectativa era muito boa, mas infelizmente fomos pegos de surpresa pela nevasca. Não há lugar no mundo melhor do que a nossa casa. Pretendemos voltar em breve para fazer tudo conforme planejado, mas não de ônibus — completa.
Fonte:GZH
Gerson Henrich da Silva / Arquivo pessoal