Na tarde deste sábado (6), dezenas de ex-funcionários do frigorífico da Cotrijuí realizaram um protesto em São Luiz Gonzaga. A mobilização teve início no Bairro Raimundo Gomes Neto e se estendeu até a Praça da Matriz. Nem mesmo a chuva impediu a adesão dos participantes, que realizaram uma carreata e entoaram a frase de ordem “Pagamento já!”.
Os ex-funcionários exigem que a cooperativa pague os direitos trabalhistas atrasados de mais de 400 pessoas que atuaram no antigo frigorífico e que foram demitidos na época, ficando sem garantias.
Atualmente, a Cotrijuí está sob intervenção judicial e o processo de falência está em andamento. Segundo o advogado do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Santo Ângelo (Sintriasa), Paulo Leal, nos próximos dias deverá ir a julgamento, no Tribunal de Justiça, um agravo de instrumento, oriundo da Comarca de Ijuí, e que se discute a prioridade dos pagamentos.
“Esse protesto veio na hora certa. É preciso pressionar a justiça para que estes trabalhadores tenham os seus direitos reconhecidos”, disse.
Também participaram da mobilização o presidente do Sintriasa, Alex Durães e os vereadores Ana Barros e Misael Porto.
Rádio Missioneira