Com a chegada da nova variante, Ômicron, no Rio Grande do Sul, os casos de teste positivo para Covid explodiram, também, entre os (as) Policiais Civis. Até a última sexta-feira (14), já chegava a 115, o número de Policiais Civis afastados das suas atividades. Como o número de casos vem crescendo diariamente, batendo sucessivos recordes no estado, a tendência é que esse número já tenha crescido significativamente.
O aumento no número de policiais afastados, agrava, ainda mais, o enorme déficit de pessoal que a instituição enfrenta. Se juntar a isso, o contingente que é direcionado para as Operações Verão e Serra, a situação se torna extremamente preocupante. A diminuição de pessoal no atendimento à população, traz outros problemas para a saúde dos (as) Policiais Civis, como estresse e outros tipos de adoecimentos mentais e/ou físicos.
O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, alerta: “a Chefia de Polícia precisa se preparar para o agravamento da Pandemia no nosso estado. É preciso que se comece a pensar seriamente em restrições nos atendimentos nas Delegacias e no aprofundamento das medidas de afastamento social no cotidiano do trabalho policial. Além disso, é preciso que se faça um reforço na necessidade da aplicação da terceira dose da vacina. A variante Ômicron é resistente às duas doses da vacina, a aplicação da terceira dose é fundamental para deter o avanço dos contágios no nosso estado”.