A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em solidariedade a população do Rio Grande do Sul deu aval para operações de aeronaves na ajuda humanitária. As operações devem ocorrer de acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 91 e desde que os transportes atuem de maneira voluntária sem remuneração ao operador.
Aeronaves agrícolas, táxi-aéreo, operações privadas, aeroclubes e Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC) podem auxiliar no transporte de equipes, mantimentos e também de enfermos.
De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (IBRAVAG), as empresas associadas disponibilizaram seus aviões e pilotos para operações da Defesa Civil, sendo, 2 aviões da Terra Aviação Agrícola, 3 aviões da Nitz Aviação Agrícola, 3 aviões da Sepal e 2 aviões da DP Aviação.
Na data de ontem, (06/05) foram realizadas 14 operações partindo de Santa Cruz do Sul indo até Cachoeirinha do Sul, e sendo distribuído os mantimentos para as cidades mais atingidas. As ações são coordenadas juntamente com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Somente na manhã desta terça-feira, (07), já contabilizava 8.400 kg de mantimentos para serem distribuídos. As cidades beneficiadas foram Cerro Branco, Novo Cabrais e Cachoeira do Sul e entre os itens básicos estão fardos de água, cestas básicas, kit de limpeza e caixas de leites.
Fonte: Sb News / Texto: Jardel Tavares