Depois de um fim de semana em que uma onda de calor elevou as temperaturas até perto dos 40ºC, o Rio Grande do Sul deve ter um início de semana com chuva forte e ventos intensos.
Algumas das maiores temperaturas registradas no estado no domingo (17) foram em Teutônia (39,5°C), Campo Bom (39,7°C) e São Luiz Gonzaga (39,8°C).
Nesta segunda-feira (18), há um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo nas regiões Oeste e Sul do estado. De acordo com o Inmet, pode chover até 100 mm em algumas cidades do estado, com ventos atingindo velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. Há ainda chance de queda de granizo.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, a semana no RS começa com instabilidade em todas as regiões do estado, principalmente entre as cidades de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e Rio Grande, na Região Sul.
No restante do estado, a chuva deve vir em formato de pancadas fortes durante a tarde, acompanhada de vento forte, raios e trovoadas. Os acumulados de chuva devem ser elevados em todo o RS.
Já na terça-feira (19), a chuva começa a diminuir no estado, mas ainda com chance de pancadas pela manhã nas regiões Oeste, Central, Sul e Nordeste, além da Região Metropolitana de Porto Alegre.No Noroeste e no Norte, a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas e raios pela tarde.
Na quarta-feira (20), o sol começa a aparecer em cidades das regiões Norte e Noroeste, com pancadas de chuva concentradas entre a tarde e a noite. Nas demais áreas, como Centro, Sul, litoral e Região Metropolitana de Porto Alegre, a chuva pode acontecer a qualquer momento do dia, intercalada com momentos de céu aberto.
O que é uma ‘onda de calor’
🔥 O termo “onda de calor” é usado quando há um aumento de temperatura de 5ºC com relação à média mensal.
- 🟡 Quando há a persistência desse padrão de 2 a 3 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo potencial”, o chamado aviso amarelo, como o válido para a cidade do Rio de Janeiro.
- 🟠 Já quando há a persistência desse padrão de 3 a 5 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo”, o chamado aviso laranja, como o que atinge grande parte do país ao longo desta semana.
- 🔴 Por último, quando há a persistência desse padrão por mais de 5 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “grande perigo”, o chamado aviso vermelho. Em novembro, um alerta do tipo vigente.