Entra em vigor neste sábado, dia 29, as novas regras sanitárias, determinadas pelo governo da Argentina para que brasileiros das áreas vicinais, ingressem em seu território através de portos secos, incluindo o de São Borja/Santo Tomé. Segundo as informações do gerente Comercial da Mercovia, Alcir Jordani, empresa responsável pelo Centro Unificado de Fronteira, a partir destas medidas, o país vizinho não exigirá mais os exames Antígeno ou PCR da covid-19. Basta que os brasileiros apresentem a comprovação de ter recebido duas doses da vacina há, pelo menos, 14 dias.
A comprovação das duas doses da vacina vale também para menores a partir dos 12 anos. Já crianças menores de 12 anos não precisarão de nenhuma comprovação para passagem na aduana, desde que seus pais estejam vacinados, explica Jordani.
Ele acrescenta também que os brasileiros não vacinados, da região vacinal, que desejarem entrar na Argentina, igualmente terão acesso, mas serão obrigados a fazer uma quarentena de setes dias e aí se submetendo-se a teste da covid-19.
Ele lembrou ainda que, no caso de brasileiros e estrangeiros que forem além de Santo Tomé, por exemplo, precisam apresentar a declaração juramentada de entrada na Argentina e a carta saúde, além da comprovação do esquema completo de vacina. Estes viajantes também estarão isentos da realização dos exames Antígeno e PCR, alerta o gerente da Mercovia.
Foto: Mercovia
Fonte: Rádio Cultura