A Brigada Militar afastou das ruas quatro policiais militares envolvidos em um caso de violência policial em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. GZH teve acesso a uma gravação que mostra um grupo de pessoas sendo agredidas por eles na madrugada do domingo de Natal (25), em uma esquina na Rua Laranjal, no bairro Jardim Betânia.
No vídeo, quatro PMs se aproximam de um grupo de sete homens, alguns deles com copos nas mãos. Primeiro, um policial aparece batendo com um cassetete nas costas de um homem de boné azul. Depois, com uma arma longa, outro policial dispara em direção ao mesmo homem, mas não fica claro na imagem se o acerta ou não, nem se era bala de borracha ou munição letal.
Na sequência, sem que haja qualquer reação, um terceiro PM acerta com cassetete o braço e a cabeça de um homem que usava boné branco. Essa mesma vítima é agredida novamente por um quarto policial com um golpe de cassetete nas costas.
Procurado, o corregedor-geral da Brigada Militar, coronel Vladimir Luís Silva da Rosa, afirmou que os PMs que aparecem no vídeo foram afastados do policiamento de rua e que o caso está sendo investigado pela corporação por meio de Inquérito Policial Militar.
Reportagem publicada por GZH no fim de agosto revelou que os casos de violência policial aumentaram neste ano. Segundo a Defensoria Pública do Estado, até julho, foram recebidos 246 relatos. Em sete meses, o número superou os registros de todo ano passado, quando foram 203.
Fonte: GZH.