Na noite deste sábado (20), uma guarnição do 5°RPMon, quando em policiamento ostensivo, foi solicitada pela Polícia Civil para realizarem uma abordagem a um veículo que saiu de uma residência, sendo abordado e identificado um homem, de 20 anos, que transportava em uma mochila uma balança de precisão, uma faca e uma porção de maconha. Na casa dele, os policiais apreenderam mais um tablete de maconha e uma porção de cocaína.
Já na casa de onde o acusado saiu, os policiais, ao ingressarem na residência, foram atacados por um cachorro, sendo necessário defesa com um disparo de arma de fogo que resultou na morte do animal. A proprietária, de 42 anos, investiu contra os agentes com socos, empurrões e fazendo ofensas com palavras de baixo calão, sendo necessário algemas para contê-la. Outros dois homens, de 23 e 34 anos, também estavam na casa e, por estarem bastante agitados, foi necessário contê-los e algemá-los. No local, mais 13 porções de maconha foram apreendidas.
Todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência e demais providências. A mulher foi liberada e terá sua conduta investigada por inquérito policial. Já Guilherme da Luz Silva (20 anos), Maurício Carvalho Prestes (23 anos) e Iuri de Melo Lourenço (24) foram autuados em flagrante por tráfico e associação ao tráfico de drogas e encaminhados ao Presídio Estadual de Santiago.
As diligências, nos bairros Nei Pereira e Vista Alegre, resultaram na apreensão de 1.300 gramas de maconha e 110 gramas de cocaína. Além da Polícia Civil e da Brigada Militar, o efetivo da Operação Hórus também participou da ação.