Na sexta-feira (17), uma frente fria, diferente da que causou o temporal em algumas partes do Estado na terça-feira (14), e um ciclone devem passar pela costa do Rio Grande do Sul, trazendo chuva e vento forte e deixando o mar do Litoral bem agitado. A condição deve atingir, majoritariamente, a Região Metropolitana, o Litoral Norte, o Norte e a Região Central.
A temperatura começa a cair no sábado (18), devido a chegada de uma massa de ar de origem polar. Segundo a meteorologista Carine Gama, da Climatempo, há chances de chuva passageira e isolada no Litoral e na Serra durante a manhã. O vento forte, com rajadas entre 45 e 60km/h, deve ficar presente o dia inteiro, causando sensação de frio.
Em Porto Alegre, temperatura deve variar entre 15°C e 25°C. Quem for para a praia, também sentirá a mudança. Em Tramandaí, fica entre 17°C e 25°C, em Rio Grande, no Litoral Sul, variação deve ser maior, entre 10°C e 24°C. As menores temperaturas, como de costume, devem ser registradas na Serra e as maiores na Fronteira Oeste. Em Bento Gonçalves, na Serra, a mínima prevista é de 7°C. Já em Uruguaiana, município que costuma se aproximar dos 40°C, a mínima deve ser de 10°C.
Para a alegria dos carnavalescos, a chuva deve dar uma trégua no domingo (19). Mas o dia será de amplitude térmica, com manhãs iniciando bem geladas em todo o Estado e com temperaturas mais quentes durante a tarde. Ainda assim, nas regiões mais quentes, termômetros não devem registrar máximas acima de 30°C. Em Quaraí, uma das cidades mais quentes do Estado, máxima deve ser de 28°C.
Na segunda-feira (20), dia de folga para algumas pessoas, chuva deve retornar, atingindo municípios localizados na metade norte do Estado, como Passo Fundo, Santa Maria, Porto Alegre e cidades do Litoral Norte. A chuva é passageira e deve começar no final da tarde. Mesmo com pancadas, a temperatura deve subir.
No último dia de Carnaval, o cenário não muda. A condição de chuva deve seguir durante toda a terça-feira (21) no Litoral, Serra, Região Metropolitana e Sul. Já na Região Central e Fronteira Oeste, o dia será de tempo aberto e calor. Em Porto Alegre, Quaraí e Tramandaí, máximas devem ser de 30°C, 32°C e 28°C, respectivamente.
Estiagem
Apesar de um Carnaval chuvoso, os volumes de chuvas previstos não são suficientes para resolver o problema de estiagem no Estado. Segundo a meteorologista da Climatempo, o Rio Grande do Sul precisaria de semanas com chuvas regulares em vários dias consecutivos, para aumentar o nível dos rios e ajudar a resolver o problema. Apesar da chuva de terça-feira (14) ter causado alagamento em partes do Estado, também não foi o suficiente.
— A chuva de terça-feira e a que virá no Carnaval ajudam mais na questão da umidade do ar, que estava baixa, do que no problema da estiagem — afirma Carine.