Em uma competição com os melhores do mundo, o cavaleiro porto-alegrense Rafael Xavier, e seu cavalo Black Shadow, conquistaram o primeiro lugar na categoria amador em prova equestre em Nova York, nos Estados Unidos
Como recompensa, a dupla recebeu US$ 11,2 mil. A modalidade disputada foi a de rédeas, na qual o cavalo melhor controlado deverá ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência de forma ágil e flexível.
Rafael conta que, para tal feito, ele se preparou por pelo menos dois anos, contando com seu treinador de rédeas, o também porto-alegrense Roberto Jou. O projeto em solo norte-americano contou também com a participação de um gaúcho de Porto Alegre, que é o treinador Guilherme Ludwig.
“Sempre fui apaixonado por cavalos. Há anos já faço provas de rédeas nacionalmente, porém sempre com um sonho de estar no meio dos melhores do mundo para competir nos Estados Unidos. E isso aconteceu”, revela Rafael.
Sua dupla, o cavalo Black Shadow, acompanha o cavaleiro há bastante tempo. Rafael relembra que o adquiriu quando ainda era um potro de pouco mais de um ano de idade. Após isso, foram anos de doma e treinamento até que ambos estivessem aptos ao desafio enfrentado.
Rafael também contou a respeito da emoção de ter ganho o reconhecimento em solo norte-americano.
“Estados Unidos é onde estão os melhores cavalos e cavaleiros do mundo. Eu sou o único brasileiro até hoje a levar um cavalo criado e treinado no Brasil na categoria amador a competir lá. Aí imagina: além do sonho de estar no maior lugar do mundo, ter o resultado de campeão em todas as categorias da prova. Foi incrível”, confessa.
Fonte: Porto Alegre 24h