O cavalo apelidado de Caramelo, que estava ilhado em cima de um telhado na cidade de Canoas (RS), foi resgatado na manhã desta quinta-feira por uma equipe do Corpo de Bombeiros e do Exército em dois botes. Flagrado ontem se equilibrando na parte de cima de uma casa praticamente submersa pela água, a retirada do animal, uma égua, contou com 11 pessoas e cinco botes. A história mobilizou as redes sociais, o influenciador Felipe Neto e a primeira-dama Janja da Silva.
Quanto tempo o cavalo resgatado ficou ilhado?
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de São Paulo, responsável pelo resgate e deslocamento do animal em Canoas, Caramelo estava ilhada há quatro dias no local. Veterinários da Polícia Militar paulista acompanharam toda a ação. O animal, com 350 quilos, estava a quatro quilômetros do ponto inicial do alagamento.
Ainda segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de SP (SSP), os bombeiros se aproximaram da égua e fizeram a sedação. Em seguida, ela foi colocada em um bote para ser levada até um local seguro e receber os cuidados dos veterinários. O deslocamento durou quase meia hora. O animal foi hidratado e recebeu os cuidados para o transporte em segurança. De acordo com os bombeiros, ela foi levada até um hospital veterinário para receber os cuidados necessários.
— Quando chegamos encontramos o animal em uma situação debilitada. Tentamos nos aproximar de maneira calma, fizemos a contenção física, os veterinários vieram com os medicamentos, após a sedação, deitamos a égua numa balsa de salvamento e fizemos a extração em segurança — revelou o capitão Franco, que liderou a ação.
A imagem repercutiu após a TV Globo mostrar a égua em cima de um telhado de amianto, e repercutiu nas redes sociais.
A primeira-dama fez relatos durante toda a manhã da operação de resgate. Por volta das 7h, ela anunciou pela rede X (antigo Twitter) que o Comandante dos Operações do Rio Grande do Sul se mobilizou para salvar o animal. “Vamos torcer para que o “Caramelo” tenha resistido essa noite”, publicou. Posteriormente, por volta das 9h30, ela mostrou uma equipe com veterinários decolando para a área em que o animal estava isolado. Ainda de acordo com Janja, um haras foi reservado para remanejar e cuidar da égua.
Após o resgate, Janja celebrou o resgate: “Para quem anda divulgando fake news por aí, mais uma boa notícia: o cavalo Caramelo está salvo, graças a Deus, aos voluntários, que a gente está desde de manhã cedo, 6h da manhã, mobilizando todo mundo para retirar o cavalo. É isso ai, gente: força, Rio Grande do Sul“, declarou em vídeo na rede X.
O perfil do presidente Lula mostrou o momento em que Janja o aviso sobre o resgate do animal. “Ontem a noite eu fui dormir inquieto, para além de toda dor que vimos, com a imagem de um cavalo em cima de um telhado. E hoje eu fiquei sabendo que conseguiram salvar o cavalo Caramelo”, publicou.
Felipe Neto quer adotar égua
Desde ontem, o influenciador Felipe Neto montou uma “força-tarefa” virtual para salvar a vida do animal. Após o resgate, o youtuber declarou que quer adotar o animal. “Comuniquei que quero adotá-la, mas estão pesquisando se ela já tem dono” escreveu na rede X.
Desde o momento em que o caso repercutiu, a logística sobre a retirada do animal está em discussão.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, comentou sobre a dificuldade ontem, devido ao peso. “Vai exigir ação de um helicóptero, aliás um helicóptero que tenha capacidade de erguer um animal que normalmente tem 500kg, 600kg. Então, estamos preparando a logística para gente poder salvar esse cavalo”, disse ele em entrevista na noite de ontem à GloboNews.
Fonte: O Globo