A terceira idade é um período de grandes transformações para o indivíduo. Isso inclui uma série de mudanças físicas, aposentadoria, doenças, afastamento ou perda de pessoas queridas, além de uma redução da independência e autonomia.
O fato é que a solidão na terceira idade já era um problema antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, mas agora esse problema ganhou uma nova perspectiva, com centenas de milhares de idosos tendo que interromper suas rotinas e atividades sociais para permanecer em casa.
Isolamento pode trazer solidão e provocar ansiedade. Contudo, a interação social não precisa (e nem deve) acabar.
Algumas dicas para lidar melhor:
Uma boa ferramenta é o contato por ligações telefônicas e vídeo chamadas, orientando os idosos a respeito de tecnologias. É a hora de usar a tecnologia a seu favor.
Realize atividades que ajudem a relaxar, assistir filmes, programas de televisão, também é muito importante cuidar do corpo com aulas de yoga, dança, ou ler e ouvir música.
Procure jogos de mesa, como damas ou dominó, por exemplo, para jogar junto com a família. Os jogos podem ser uma forma de distração para os mais velhos e ajudam a não focar apenas nas notícias sobre o coronavírus.
Se na casa houver um quintal ou uma varanda, é interessante que o idoso tire alguns minutos do dia para tomar sol, aproveitar para absorver vitamina D e tentar relaxar.
Criar uma rotina, com horários definidos para cada tarefa, ajuda a regular nosso relógio biológico e aumenta nosso o bem-estar.
Pergunte e converse sobre suas histórias antigas e reveja junto delas fotos de momentos importantes, que tragam boas recordações. Isso ajuda a dar sentido positivo às suas experiências e reforça sua importância na vida de familiares e amigos.
Reforce sempre que o isolamento é necessário, mas que essa fase é passageira e eles poderão sair e encontrar amigos novamente. Essa mensagem é importante para que os idosos se sintam mais seguros e acolhidos.
Outra forma de diminuir o impacto do isolamento nos idosos e prevenir quadros depressivos é disponibilizar o atendimento preventivo com psicólogos.
Para mais informações e agendamentos, entre em contato:
WhatsApp/ (55) 991562039 ou pelos telefones:
(55) 34303121 – ATAPESB – Associação dos trabalhadores aposentados e pensionistas de São Borja.
(55) 34312035 – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Borja.
Psicóloga Polyana Seifert.
CRP 07/33894