O Grêmio anunciou nesta segunda-feira uma operação especial para trazer os três jogadores convocados (Villasanti, Soteldo e Aravena) para as Eliminatórias da Copa do Mundo de volta para Porto Alegre. A medida pretende colocar os atletas à disposição parea disputarem o jogo contra o Juventude nesta quarta-feira, às 19h, pela 34ª rodada do Brasileirão. A partida é encarada como uma decisão pelo Tricolor.
Com 37 pontos, e há apenas dois pontos atrás do Tricolor, o Juventude é o primeiro time na zona do rebaixamento neste momento na 17ª colocação. Por isso, o jogo é uma briga direta contra o rebaixamento.
Para poder contar com os atletas, o clube planejou a execução de uma logística especial, que terá ajuda do empresário Celso Rigo, que disponibilizou seu jato particular para trazer os jogadores de volta a Porto Alegre.
Recuperação física dos atletas
O clube também fará um esforço para antecipar o retorno e a recuperação física dos atletas. A previsão de chegada dos jogadores é pela manhã de quarta-feira, dia da partida.
O supervisor de adaptação Ruan Noms e o fisioterapeuta Ingrael do Amaral irão exclusivamente para acompanhar o translado dos jogadores que terá como primeira parada Santiago do Chile.
Soteldo e Aravena estarão na capital chilena, onde Venezuela e Chile se enfrentam. Após a partida, os dois atacantes iniciam tratamento recuperativo, enquanto o voo segue para Assunção, no Paraguai.
A segunda parada da viagem será feita na capital paraguaia para o embarque do volante Villasanti, que terá retornado da partida entre Paraguai e Bolívia que ocorre na cidade de El Alto, perto da capital boliviana, La Paz, a 4.090 metros de altitude.
Segundo o Grêmio, os jogadores ficarão sob os cuidados do fisioterapeuta com a utilização de equipamentos que auxiliam na aceleração da recuperação física. Botas pneumáticas de compressão, eletroestimuladores e uma pistola de liberação miofascial serão utilizados.
Após escala em Foz do Iguaçu, no Paraná, o voo tem previsão de chegada em Porto Alegre no início da manhã de quarta-feira. Ao todo serão aproximadamente 4.200 quilômetros percorridos para viabilizar a chegada dos atletas, executar um trabalho de recuperação específico.
Na capital gaúcha, todos serão reavaliados pela comissão técnica gremista para que se defina pela utilização de cada um no jogo pelo Campeonato Brasileiro.
Fonte: Correio do povo