Vai começar, neste domingo, o maior evento de futebol do planeta Terra: a Copa do Mundo 2022. A cada quatro anos, a competição reúne as principais seleções e conta com os grandes destaques do esporte bretão. Serão 64 partidas para você acompanhar ao longo de quase um mês.
Pela primeira vez, o torneio vai acontecer no Oriente Médio. A escolha do Catar recebeu críticas de todo o mundo no que diz respeito aos direitos humanos, especialmente em relação às mulheres, membros da comunidade LGBTQIA+, trabalhadores migrantes e jornalistas. Na sexta-feira, o país sede proibiu a venda de cerveja nas proximidades dos estádios, o que também gerou revolta das pessoas.
A cerimônia de abertura está marcada para as 12h (horário de Brasília), no estádio Al Bayt. O evento acontecerá uma hora antes da partida entre Catar e Equador, a primeira do torneio, válida pelo Grupo A, que está marcada para as 13h (horário de Brasília). Entre as atrações confirmadas até o momento, estão o cantor sul-coreano Jung Kook, do grupo de k-pop BTS, e o rapper Lil Baby, responsável por uma das músicas da trilha sonora do Mundial.
A Copa reúne 32 seleções divididas em oito grupos, com os dois melhores classificados avançando para as oitavas de final. O Brasil estreia na quinta, dia 24, às 16h, contra a Sérvia. Após a a fase inicial, as equipes se enfrentam em jogos únicos de mata-mata até a grande decisão, que está marcada para o dia 18 de dezembro, às 12h (horário de Brasília).
Entre os favoritos, aparece o Brasil. Sob a batuta de Neymar, os comandados de Tite buscam o hexacampeonato mundial — a última conquista aconteceu em 2002. Com 36 jogos de invencibilidade, a Argentina de Messi também é cotada para levantar a taça no Catar. Por fim, podemos citar a atual campeã: França. Liderados por Kylian Mbappé, os franceses chegam fortes para tentar o tricampeonato.
Embora vá contar com grandes craques, como Neymar, Messi, Mbappé e Cristiano Ronaldo, a Copa do Catar vai ficar marcada também por outros que não puderam estar presentes por causa de lesões. A atual campeã França, por exemplo, não poderá contar com a dupla de volantes Kanté e Pogba. A Holanda, por sua vez, terá o desfalque importante de Wijnaldum no meio-campo. Na quinta-feira, Sadio Mané foi mais um desfalque confirmado, que fará muita falta para Senegal.
Fonte: Correio do povo
Foto: IVAN PISARENKO / AFP / CP