O Cruzeiro de Santiago conquistou o título do Gauchão Sub-17 A2 ao vencer o Esportivo nos pênaltis por 4 a 3, após um empate sem gols no tempo normal, na noite deste sábado (19), no Estádio Alceu de Carvalho. A vitória coroou a campanha do Raposão, que terminou o campeonato com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, além de ostentar a melhor defesa, com apenas cinco gols sofridos. Cruzeiro de Santiago e Esportivo garantiram vaga no Gauchão Sub-17 A1 de 2025.
O segundo jogo da final foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados. Aos 36 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro quase abriu o placar com Guilherme, que acertou a trave. No fim da partida, o Esportivo teve sua melhor chance aos 45 minutos, mas o goleiro Tiago fez uma grande defesa e manteve o 0 a 0. Nos pênaltis, o Cruzeiro converteu quatro cobranças, enquanto o Esportivo marcou três, garantindo o título para a equipe de Santiago.
Cauã Quos: talento de São Borja no Cruzeiro de Santiago
Um dos jogadores que vêm ganhando destaque no time do Cruzeiro de Santiago é Cauã Quos, de São Borja. Atuando como ponta direita, Kauã começou sua trajetória no futebol de salão aos 5 anos. Após retornar a São Borja, ele seguiu jogando pela União São-borjense, onde se destacou até os 13 anos, quando foi para Canoas jogar no campo pelo Marítimo.
Em 2023, Cauã transferiu-se para o Inter de Santa Maria, e, em 2024, encarou um novo desafio no Gauchão Sub-17, onde se consagrou campeão pelo Cruzeiro de Santiago. Com o título, Cauã alcançou um feito raro: é o único atleta com dois títulos consecutivos no Campeonato Gaúcho Sub-17.
O jogador de 17 anos destaca o apoio incondicional de seus pais, especialmente do sargento Quos, do Corpo de Bombeiros de São Borja. “Eles sempre estiveram ao meu lado, me incentivando a seguir meus sonhos. Esse título é também deles”, afirmou Kauã, que promete ser um nome em ascensão no futebol juvenil gaúcho.