O tempo no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira proporcionará aos gaúchos uma mistura de sensações. O sol aparece com nuvens na maioria das cidades gaúchas, embora os períodos de maior nebulosidade.
Uma corrente de vento em baixos níveis traz ar mais quente e o dia será abafado, com temperaturas acima das registradas nos dois dias anteriores. A máxima será de 30° em São Borja, 26° em Itaqui e 26° em Uruguaiana.
Ainda de manhã, pancadas de chuva ocorrem em alguns pontos. No entanto, a instabilidade será maior da tarde para a noite, quando deve chover em todas as regiões do Estado. A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva localmente forte a intensa, com raios e um alto risco de temporais isolados de vento e granizo na segunda metade do dia.
Chuva diferente dos últimos meses
A instabilidade deve afetar os três estados do Sul, mas com maior intensidade no Rio Grande do Sul. A chuva prevista para o Estado é diferente dos eventos extremos de precipitação de setembro, outubro e novembro, quando foram registradas cheias de rios.
Isso porque aqueles episódios tiveram chuva volumosa em extensas áreas enquanto o que se antecipa agora é chuva intensa mais localizada. Diante deste cenário, o risco não é de que ocorram cheias de rios e enchentes em diferentes bacias, mas sim de alagamentos ou inundações repentinas por acumulados excessivos isolados.
Em Porto Alegre, como no restante do território gaúcho, faz sol e depois chuva. A mínima será de 20ºC e a máxima, de 29ºC.
Fonte: Correio do povo