Pode chover até 100 milímetros e rajadas de vento podem alcançar 100 km/h. Há risco de alagamento. Instabilidade deve se estender para demais regiões do estado nos próximos dias.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas de temporais que devem atingir as regiões Noroeste e Fronteira Oeste do estado, além de parte da Região Central, a partir da noite desta terça-feira (3). A instabilidade climática deve se espalhar para o restante do estado a partir desta quarta (4).
O alerta da Defesa Civil Estadual é para o risco de “chuva pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e vento forte”.
Já o alerta do Inmet é da cor vermelha, que significa “grande perigo”, o primeiro na escala: indica grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário, por exemplo. A previsão aponta chuva que pode chegar a 100 milímetros, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo.
Inicialmente, o alerta era da cor laranja (perigo), situação que mudou durante a tarde desta terça. A formação de um ciclone extratropical na Argentina deve causar temporais no estado. A escala ainda conta com o alerta amarelo (perigo potencial).
Os alertas existem para que haja tempo suficiente para avaliar a situação e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais como tempestades.
Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.
Fonte: G1 RS