A 33ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) foi realizada, neste ano, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul. O deputado federal Afonso Hamm participou da abertura oficial do evento na noite de sexta-feira (4).
Seguindo os protocolos sanitários a feira itinerante reuniu expositores, criadores e cabanheiros dos Estados do sul do país, com a participação de mais de 300 animais para julgamentos e 900 ovinos para comercialização.
Durante o evento, o parlamentar esteve acompanhado dos vereadores progressistas Renan Delabary, de Lavras do Sul e Georges Petrarca Teixeira Kodayssi – Ginho, de Santa Margarida do Sul, que também são produtores rurais.
Na solenidade oficial, Afonso Hamm comentou sobre a lei de sua autoria que estabelece a política nacional da ovinocaprinocultura e também do projeto que cria o Dia Nacional da Ovinocultura, em homenagem a criação da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), organizadora da Fenovinos. “A feira é um evento que demonstra a valorização dessa atividade reunindo o que tem de melhor nas mais diversas raças presentes, além de todo potencial produtivo da carne, lã e do artesanato”, observou.
O anfitrião e presidente do Sindicato Rural. Francisco Abascal, não escondeu a satisfação da entidade estar servindo de cenário para esse importante evento nacional que demonstra o potencial produtivo do setor. Ao direcionar sua palavra ao deputado Afonso Hamm, agradeceu por toda atuação em prol da agricultura e em especial para Lavras do Sul, com a indicação de emendas parlmentares que já somam R$ 2 milhões, entre elas, a que destinou para pavimentação da rua em frente a entidade ruralista.
O presidente da ARCO, Edmundo Gressler foi enfático ao destacar sobre a necessidade de reestabelecer o número do rebanho gaúcho de ovinos, argumentando que o setor dispõe de ambiente adequado, pessoas capacitadas e alto potencial produtivo.
Os pronunciamentos seguiram com o representante da FARSUL, Paulo Ricardo de Souza Dias, o coordenador desta edição, João Vitor e o prefeito Sávio Prestes.