O Ministério da Saúde Pública da Província de Corrientes, através da Direção-Geral de Epidemiologia, comunicou ontem à noite (07) os três primeiros casos da variante OMICRON da SARS-CoV-2 identificados em Corrientes. Eles fazem parte de um total de dez amostras analisadas no laboratório de sequenciamento de genomas da Faculdade de Medicina da UNNE (Universidad Nacional del Nordeste).
A alarmante escalada de casos em várias cidades da província de Corrientes, entre elas Santo Tomé, onde os POSITIVOS foram mais de 100 nos últimos 3 dias (113, 132, 118) sugeriu que a variante do vírus mais contagioso estivesse circulando em várias províncias da Argentina, sendo a causa das infecções maciças desde o início de 2022.
A diretora geral de Epidemiologia, Angelina Bobadilla, especificou que “as três pessoas, duas de Santo Tomé e uma de Bella Vista, estão a desenvolver a doença com a variante OMICRON, mas com boa evolução”, disse.
Por fim, Bobadilla lembrou à comunidade local que “em caso de sintomas como febre, dores musculares, perda do paladar ou do olfato e tosse seca, é importante fazer o isolamento correspondente. Insistimos em medidas preventivas de uso de máscara em espaços fechados, distanciamento social, lavagem das mãos, ventilação do ambiente e não compartilhamento de óculos ou mate ”, comentou.
Fonte Jornal El Litoral/Corrientes
Imagem: Reprodução