Nesta quarta-feira (24), 8 Salas das Margaridas foram inauguradas nas Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Carazinho, Vacaria e São Borja, no interior do estado; na Delegacia de Polícia de Constantina, também no interior e nas Delegacias de Polícia de Esteio e de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana.
A cerimônia, que faz alusão ao Mês da Mulher – março –, contou com a participação da Chefe de Polícia, Nadine Anflor, que falou sobre a importância do espaço e realizou um tour virtual pelas novas instalações.
A Sala das Margaridas é uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. É um espaço reservado, privativo e acolhedor, onde são registradas ocorrências policiais, oitivas das vítimas, bem como, o pedido de medidas protetivas e demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha. “É um momento extremamente importante para a Instituição e para as mulheres no geral, principalmente, aquelas que ainda sofrem nas mãos de seus algozes”, reflete a Delegada Nadine.
Com as novas inaugurações, o estado já possui 40 Salas das Margaridas.
Em São Borja, a construção da sala e a reforma do plantão da DPPA foram executados com o apoio da comunidade: Poder Executivo com projeto, Exército Brasileiro com a mão-de-obra e doações de diversas empresas e empresários da cidade.
A concretização deste projeto possui a marca da integração da Polícia Civil com a comunidade! Possui a marca de muitas mãos que se uniram para dar vida a esse espaço destinado ao acolhimento de mulheres em situação de violência e para melhorias implementaras no plantão, para bem atender à comunidade de São Borja.
Por Delegada Elisandra Mattoso Batista