A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) encaminhou nesta sexta-feira, dia 11, ao governador Eduardo Leite um pedido para que seja liberado o uso de máscaras em todos as 497 cidades gaúchas. O documento foi encaminhado ao Palácio Piratini pelo presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, que é prefeito de São Borja.
A decisão ocorreu após reunião nesta sexta-feira com o presidente da Câmara Técnica de Saúde da Federação, o prefeito de Jaguarão, Favio Telis.
De acordo com a entidade, é possível realizar a flexibilização com o avanço da vacinação e diminuição dos casos da Covid-19 nos municípios gaúchos.
Bonotto pediu ainda ao governador que os municípios sejam autorizados a deliberar sobre o uso ou não de máscaras, pois conhecem melhor suas realidades e necessidades. “Os municípios enfrentaram a pandemia com responsabilidade. E percebemos agora que temos que avançar considerando os dados fornecidos pelas equipes de saúde, bem como, verificando as posições de grande parte dos municípios”, ressaltou o presidente da Famurs.
Fonte: Grupo ESBC