Tendo como pauta o futuro da Ponte Internacional da Integração, o Governo Federal Brasileiro oficializou ao Governo Argentino por meio de documentação oficial a prorrogação do contrato com a atual empresa, Mercovia SA, em relação a concessão da Ponte que liga São Borja, no Brasil e Santo Tomé, na Argentina.
Em reunião nesta sexta-feira com representantes de despachantes aduaneiros e Enedir Ramires diretor de Relações Internacionais da ACISB, o Prefeito Eduardo Bonotto dialogou sobre a manifestação informada pela Secretária Nacional de Transporte Rodoviário e representante brasileira na Comab (Comissão Mista Argentina-Brasileira para a Ponte Internacional da Integração), Viviane Esse, em relação ao posicionamento declarado do governo brasileiro.
A Ponte interfere diretamente no desenvolvimento econômico e de negócios de diversos setores, uma vez que é um dos principais corredores logístico do comércio internacional de todo o Mercosul, movimentando mais de 30% de todas as transações entre Brasil e Argentina e impactando diretamente na geração de mais de mil empregos diretos e indiretos de brasileiros e argentinos.
Como encaminhamento, aguarda-se agora a decisão final dos governos que está prevista para acontecer ainda no final do mês de junho, em reunião entre os presidentes dos dois países. Outro encontro também, definirá a oficialização pelos países da isenção de pedágio para veículos vicinais, conforme já formalizado pela concessionária junto a DELCON/COMAB e os governos Brasileiro e Argentino.
Fonte: Prefeitura de São Borja