Nesta sexta-feira, 05, policiais do 2° Grupo Ambiental, da Brigada Militar de São Borja, foram acionados para verificar uma denúncia de maus tratos a animais caninos. A ocorrência aconteceu na rua Barão do Rio Branco, no centro da cidade.
Acompanhados de um médico veterinário do município, as autoridades constataram a veracidade das informações. Três cães fêmeas, de cor preta, foram encontrados em visível estado de desnutrição. Não havia alimento nem água disponíveis para os animais.
A tutora dos cães, uma idosa de 68 anos e residente no endereço em questão, foi conduzida ao Hospital Ivan Goulart para exame médico. Posteriormente, ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro da ocorrência.
Os três cães foram levados para a Associação de Proteção Animal de São Borja (ACOPASB), onde ficarão à disposição da justiça. A delegada chefe da DPPA determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante.
Após os procedimentos legais, a mulher foi encaminhada ao presídio estadual de São Borja, onde permanecerá à disposição da justiça.
Maus tratos a animais é uma conduta considerada crime e pode resultar em penalidades severas, visando garantir o bem-estar e a proteção dos animais.