Após a publicação de uma portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foram iniciadas no dia 18 de março as pesquisas arqueológicas para dar prosseguimento às obras de reforma do antigo prédio do Banrisul em São Borja. O espaço abrigará um novo complexo ambulatorial da Rede de Farmácias São João.
O projeto de prospecção e monitoramento arqueológico das obras no Centro Histórico são-borjense é assinado pela ARQUEL Consultoria em Arqueologia e conta com a coordenação geral e de campo das arqueólogas Raquel Rech e Sabrina Mattos.
A obra é uma iniciativa da São Borja Investimentos Imobiliários, representada pelos sócios Guaraci Pletsch e Marcos Ceccon e servirá como futuras instalações das Farmácias São João, que abrigará um novo complexo ambulatorial no local, mantendo as características arquitetônicas da fachada do edifício, conforme orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).
A arqueóloga Raquel Rech explica que a expectativa é integrar ao paisagismo da obra os vestígios arqueológicos que virão a ser encontrados em subsolo, tendo em vista que mapas antigos indicam que o local abrigava no passado uma casa de índios missioneira, a qual ladeava o Cabildo da redução de São Francisco de Borja e, por isso, o Iphan, exigiu a realização das pesquisas arqueológicas no local.