Um dos criminosos considerados mais cruéis do Estado, suspeito da autoria de pelo menos quatro execuções entre novembro e dezembro na Região Central, foi preso após uma perseguição policial e troca de tiros na tarde desta quarta-feira, na Região Metropolitana. Após matar uma pessoa em Santa Maria e outra em São Sepé entre a noite de terça e a manhã desta quarta, ele fugiu e foi capturado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-290, em Eldorado do Sul. O suspeito estava com duas armas de fogo e em uma Siena que teria usado para cometer os crimes.
Após o segundo crime, em São Sepé, o suspeito, cujo nome não foi divulgado, pegou a estrada rumo à Região Metropolitana. Após o assassinato, a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil identificaram o suspeito e o carro usado pelas câmeras de monitoramento da cidade. No início da tarde, uma barreira foi montada na rodovia, mas o motorista desobedeceu a ordem de parar e fugiu batendo em outros carros, atravessando o canteiro e trafegando vários quilômetros pela contramão. Ele abandonou o carro, fugiu a pé, trocou tiros com os policiais e foi detido ao tentar se esconder no baú de um caminhão.
Com ele, os policiais apreenderam cerca de 30 munições, duas armas e o carro, com placas clonadas, que foi furtado em Canoas há 15 dias. Ele foi levado à Delegacia de Polícia (DP) para o registro da ocorrência
Segundo a polícia, o criminoso é natural de Portão, seria o matador de uma das facções criminosas da região metropolitana de Porto Alegre e estaria na Região Central para fazer acertos de contas com devedores e desafetos.
PRESO É APONTADO POR EXECUÇÕES
O crime mais recente foi a execução de Evandro Silva Oliveira, 20 anos, morto pouco depois das 8h desta quarta-feira em São Sepé. Ele foi executado com pelo menos três tiros na cabeça e outros dois pelo corpo. Ele estava em casa dormindo na Rua Angelino Capiotti, no loteamento Vitória.
Na noite de terça-feira, ele teria assassinado Anderson Claudio Dutra dos Santos, 24 anos. O crime aconteceu na por volta das 22h, Rua José Fidélis Ramos Coelho, no Residencial Leonel Brizola, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. Santos estava em casa quando o suspeito o teria chamado no portão. Quando abriu o portão, foi executado com um tiro na cabeça. O suspeito teria efetuado ainda outros disparos, mas atingiram somente o portão da casa.
Na madrugada de Natal, um carro com as mesmas características teria parado próximo a casa onde estava Carlos José Porto Júnior, 38 anos, e um jovem de 24 anos. Porto Júnior foi morto com três tiros. O jovem que estava com ele, dono da casa, levou quatro tiros, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde passou por cirurgia e se recupera dos ferimentos.
O crime mais cruel foi a execução da adolescente Gabriel Ferreira Glasenapp, 15 anos, morta com tiros na cabeça em uma área de mata em Restinga Sêca. Em um vídeo de câmeras de segurança, a adolescente aparece caminhando em uma rua da cidade ao lado do suspeito preso hoje e de uma jovem que está desaparecida e também é suspeita de participação na morte da vítima. O trio caminha até uma área de mata, some e pouco tempo depois, somente os dois suspeitos retornam sem a adolescente.
Gabriela desapareceu dia 14 de novembro quanto foi vista pela última vez. O corpo dela foi encontrado por volta das 11h do dia 2 de dezembro, com a ajuda de cães do canil do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Maria na Vila Pelizaro, em Restinga Sêca.
FICHA CRIMINAL EXTENSA
– O suspeito de assassinar desafetos a mando de uma facção criminosa gaúcha tem 23 anos
– Ele tem passagens por delegacias desde a adolescência. Dos 18 aos 23 anos, ele já possui diversos antecedentes criminais, entre eles, outros dois homicídios no Estado, além dos quatro que agora é acusado
– Além dos assassinatos, já foi preso diversas vezes por tráfico de drogas e era procurado pela morte da adolescente Gabriela Ferreira Glasenapp.
Fonte: Bei