A limpeza das áreas internas do Beira-Rio começará na semana que vem, conforme o balanço divulgado pelo Inter nesta quinta-feira (23). Devido aos danos na infraestrutura, o estádio segue sem água e energia elétrica, e não há previsão de retorno para ambas. A direção estima retomar as atividades do complexo esportivo entre 60 e 90 dias.
De acordo com o clube, somente depois da limpeza será possível realizar uma avaliação geral dos danos e, assim, ter uma estimativa precisa do tempo necessário para reformas. O serviço deve durar cerca de 20 dias. Além disso, será necessária a substituição do mobiliário, principalmente no nível 1, o que também depende das condições logísticas do Estado.
Ainda não há diagnóstico sobre os danos nas cinco subestações de energia que funcionam no Beira-Rio. Os testes começam na próxima semana. Também foram registrados estragos nas bombas de abastecimento de água.
O replantio da grama de inverno tem previsão de começar nos próximos dias. Geradores são usados para a projeção de luzes artificiais no campo. O processo auxilia na recuperação. O equipamento foi utilizado em períodos de inverno por conta da falta de luminosidade. O restabelecimento das condições do gramado deve ocorrer em cerca de 45 dias, prazo que pode ser afetado pelas alterações climáticas.
No CT Parque Gigante, situado às margens do Guaíba, a avaliação dos estragos começou depois do recuo das águas nesta semana. A previsão de retomada das atividades no local é de 120 dias.
Fonte: GZH.