Nesta sexta-feira (20/01), o Presídio Estadual de Itaqui realizou a formatura da primeira turma de detentos do curso de Fabricação de Derivados de leite. O curso profissional iniciou no dia (16/01), através de uma parceria da Casa Prisional com o Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará. Também com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR do RS e Prefeitura Municipal de Itaqui, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.
A turma formada por dez apenados, recebeu orientações do professor, Cláudio Ribas Rocha, que além de diferentes tipos de queijos, confeccionaram doces de leite, iogurte natural e requeijão.
O prefeito Leonardo Betin participou da formatura, também a secretária de Desenvolvimento Social, Coca Lima, a secretária do sindicato rural, Gisele de Paula. Além disso, esteve presente no local, o Juiz de Direiro, Ham Martins Regis e os defensores públicos, Patrícia Conde Buzzatto e Rodrigo Ahlert Weirich. O evento também contou com a presença da diretora do presídio Gabriele Pereira, o delegado regional da 6° Região Penitenciária, Glauber Moacir Fernandes.
A diretora da casa prisional Gabriele agradeceu a todos os presentes e a empresa Arte Gráfica que ficou responsável pela confecção de materiais gráficos e também demais apoiadores que doaram os devidos alimentos para que o curso fosse realizado, ela ainda destacou que o curso visa dar uma oportunidade para os detentos ter uma profissão e com isso após cumprirem suas penas, voltando a conviver na sociedade, tenham mais possibilites de trabalho.