Da assessoria/Loop – Tem ganhado a imprensa nacional nos últimos meses o uso do pavimento de concreto em projetos urbanos e rurais, por causa de vantagens como durabilidade e custo na comparação com o tradicional asfalto. Porém, o que pouco se comenta é o aspecto social da pavimentação urbana de concreto.
Alex Maschio, diretor do Instituto Ruas, de Curitiba, e consultor da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), reforça essa característica do pavimento urbano de concreto, lembrando que a Constituição Federal de 1988 traz um viés social, que propõe que obras públicas tenham durabilidade e austeridade nos custos.
E não apenas em obras públicas. Em São Borja (RS), um loteamento da empresa Fred Imóveis investimentos imobiliários prova que a pavimentação em concreto é uma solução vantajosa em vários aspectos.
“Num primeiro momento, o loteamento foi aprovado com pedras irregulares. Mas no decorrer dos anos, as pedreiras que forneciam as pedras foram fechando, muitas pelo motivo de valor do material. Foi então que o Leonardo, da empresa Hipertex, nos apresentou a pavimentação em concreto. Confiamos pela durabilidade e agilidade no processo, pois é uma empresa que pavimentou em vários municípios. Meu plano de obra era para ter sido executado em 24 meses, e conseguimos reduzir para 12 meses”, explica Fred de Oliveira, diretor do loteamento.
Alex lembra que o projeto do loteamento foi desenvolvido pela Hipertex, com apoio técnico do Instituto Ruas. “Há tempos estamos trabalhando na região da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. E desse trabalho estão acontecendo novas obras como essa do loteamento”.
E como o concreto pode ser uma opção sustentável?
Alex explica que, além de maior durabilidade, o concreto torna o investimento mais competitivo para os condomínios por custar menos do que o tradicional asfalto. Ao mesmo tempo, esse pavimento dá maior segurança para a gestão pública. Como tem maior durabilidade, os gestores públicos investirão menos com o passar dos anos na manutenção, por exemplo.
Outra vantagem, conforme Alex, é que o concreto agrega valor ao empreendimento, pois possibilita ao loteador maior valor nos terrenos.