O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria decidido indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga deixada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro. A informação foi veiculada nesta segunda-feira pela CNN
Mais cedo, Lula convocou Dino para uma reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília. Além de Dino, o chefe de Estado deverá indicar Paulo Gonet para a procuradoria-geral da República.
Após a indicação, o nome deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado. O ministro da Justiça é bem avaliado pelos membros da mais alta Corte do país e não deve enfrentar resistências, com exceção da oposição.
Segundo informações do R7, recentemente, Lula jantou com os ministros do STF Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. A avaliação é que o encontro tenha sido um aceno à relação entre Executivo e Judiciário. Atualmente, o Congresso Nacional tem desagradado ao Supremo com propostas que limitam a atuação dos ministros.
Tentativa por uma mulher negra no STF
Na semana passada, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, revelou que havia elaborado em conjunto com a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, uma lista com nomes de mulheres negras a serem consideradas por Lula para o lugar de Rosa Weber. A ideia, no entanto, não deve ser levada adiante.
Fonte: CNN