O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (30), durante o momento decisivo do julgamento de seu antecessor, Jair Bolsonaro, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto o destino político de seu adversário nas eleições de 2022 estiver sendo selado em Brasília, Lula vai cumprir três agendas no Estado.
O presidente tem o primeiro compromisso em território gaúcho previsto para as 11h30min, em Viamão. Ao meio-dia, a ministra Cármen Lúcia começa a proferir seu voto no TSE, podendo formar maioria que tornaria Bolsonaro inelegível por oito anos. O julgamento foi interrompido nesta quinta-feira com placar de 3 a 1 contra o ex-presidente. Faltam três ministros votarem (Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes).
No RS, Lula entrega 446 residências do Minha Casa Minha Vida em Viamão. Seis famílias foram selecionadas para receber as chaves das mãos do presidente, no empreendimento concebido por uma cooperativa habitacional vinculada ao Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. As obras duraram quatro anos, ao custo total de R$ 39 milhões.
Na sequência, Lula almoça com o governador Eduardo Leite no Palácio Piratini. Todos os ex-governadores foram convidados. Confirmaram presença Jair Soares (PP), Pedro Simon (MDB), Olívio Dutra (PT), Germano Rigotto (MDB), Tarso Genro (PT) e Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).
Às 15h30min, Lula visita as novas instalações do Hospital de Clínicas. A obra recebeu R$ 555 milhões do Ministério da Educação, ampliando a área da instituição em 85 mil metros quadrados. Após a visita, Lula retorna para Brasília.
Fonte: GZH