Pelo menos duas vezes por semana, o pequeno Henrique Benitez, de 6 anos, repete a mesma rotina em Rosário do Sul. Depois de tomar banho e café, ele corre até o quarto para vestir a pilcha separada pelos pais, o caminhoneiro e narrador de rodeios Gildo Benitez e a professora Emiliana Santos Benitez.
Uma a uma, ele veste as peças da indumentária gaúcha: bombacha, camisa, lenço e tirador (tira de couro usada na lateral da perna por peões de fazenda). De chapéu, que só retira da cabeça quando entra na sala de aula, segue até a van escolar.
Quando chega na escola Plácido de Castro, onde frequenta a 1ª série, a vestimenta contrasta com o traje dos colegas, todos de camiseta e bermuda para enfrentar o calor rigoroso da Campanha.
“Muito calor, mas não dou bola”, diz o Henrique, fã declarado de César Oliveira & Rogério Melo (assista ao vídeo, editado pelo próprio César, amigo da família).
O pai diz que o guri é companhia certa para ir a rodeios e andar a cavalo.
“Ele é meu maior orgulho, uma criança autêntica, esperta, gaúcha, onde vai, quer ir pilchado. Vendo ele assim, me sinto completo”, emociona-se Gildo Benitez.
Fonte: G1 RS