A Secretaria Municipal de Saúde de São Borja recebeu a confirmação de resultado negativo para Dengue em relação à análise de material coletado como suspeita de dengue hemorrágica. A análise de materiais foram feitas pelo Lacen, em Porto Alegre.
O resultado negativo descarta o índice de morte devido à contaminação do mosquito Aedes aegypti no município. Foram realizados três diferentes testes na paciente e ambos apresentaram resultado negativo para dengue.
A Secretária Sabrina Loureiro, ressalta que o caso segue sendo um alerta para a comunidade, “90% dos municípios gaúchos apresentam casos de dengue. Em São Borja, além de confirmações, temos focos do mosquito em diversas regiões. Nosso objetivo é seguir trabalhando incansavelmente para reduzir o número de focos. A conscientização e cuidado coletivo é fundamental para que com iniciativas simples, o combate ao Aedes aegypti seja cada mais forte no município”.
A Médica Veterinária responsável pelo trabalho de prevenção de dengue no município, Janaína Leivas, explica que medidas de proteção seguem sendo realizadas em diversas regiões, “já realizamos a pulverização de inseticida em todo o quarteirão em que residia a paciente, além de monitoramento constante com os familiares e pessoas com contato próximo. Também, seguimos com os ACE fazendo a limpeza e conscientização contra os focos dos mosquitos em diferentes bairros e vilas. E em caso de suspeita, indicamos a busca imediata por atendimento”, afirma.
A SMS alerta a comunidade aos sintomas de dengue, como dores de cabeça e no corpo, manchas vermelhas na pele e febre. Indicando que em caso de qualquer suspeita, seja buscado o atendimento médico imediato. Além disso, salienta que tanto o tipo 1 ou 2, podem evoluir para Dengue Hemorrágica conforme resposta do organismo ao ataque do mosquito.
Fonte e foto: Prefeitura Municipal de São Borja