Na Fronteira-Oeste do RS, o baixo Uruguai retoma viés de crescimento nesta terça-feira ensolarada e de temperaturas amenas.
Em São Borja, o rio Uruguai mede 5,53 m, crescendo mais uma vez, mesmo que mais próximo ao leito normal.
Já Itaqui, registra 5,24 m, subindo. A balsa que liga Itaqui e Alvear na Argentina retomou a travessia, normalmente. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, tenente Valdemarino de Moraes, o porto está sendo limpo e aguarda a conclusão para recuperação da estrutura do espaço.
A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural de Itaqui orienta que a praça Engenheiro. Bélgio Cavalcanti de Albuquerque Tabajara (Praça do Porto) está recebendo limpeza após ficar três meses imersa em águas da cheia do rio.
Somente após a limpeza e retirada do excesso de barro, principalmente dos aterramentos, será iniciada a recuperação da rede elétrica e do sistema de iluminação ornamental.
Em Uruguaiana, a corrente d’água, mede 5,82 m, depois do pico de 12,36 m, também avançando. O trabalho está voltado à limpeza das áreas afetadas pela cheia dos últimos 90 dias.
Equipes da Infraestrutura e Defesa Civil atuam no serviço de recuperação das vias de bairros mais atingidos pela enchente.
Em Barra do Quaraí, divisa com o Uruguai, o rio Quaraí mede 4,96 m, retornando à calha.
Fonte: Correio do povo