A Prefeitura de São Borja anunciou nesta quinta-feira, 9 de janeiro, o cancelamento do tradicional concurso para escolha da corte e do Desfile de Rua do Carnaval 2025. De acordo com o prefeito José Luiz Machado, a decisão foi tomada em razão da ausência de prestação de contas das agremiações carnavalescas, fundamentais para a continuidade do apoio público aos eventos. A administração informou que a escola Mociviu não realizou a prestação de contas referente ao carnaval anterior, enquanto a escola Unidos Pela Ponte, apesar de ter recebido recursos, sequer participou do desfile.
Na tarde desta quinta-feira, o site SB News, representado pelo jornalista Luciano Resmini, esteve na Prefeitura em reunião com o prefeito José Luiz Machado para entender os motivos do cancelamento do concurso para escolha da corte e do desfile de rua. Durante a reunião, o prefeito explicou que a ausência de prestação de contas adequada das Escolas de Samba inviabilizou a continuidade de algumas atividades carnavalescas e destacou que mesmo após prorrogações de prazo e notificações, as agremiações não apresentaram as contas.
Também participaram da reunião o vice-prefeito Jefferson Homrich, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Darlan Santos, e o chefe de gabinete, Rodrigo Goullart. Durante o encontro, foi ressaltado que, tradicionalmente, as atividades carnavalescas em São Borja são realizadas por meio de parcerias com as Escolas de Samba, por intermédio da Associação Liga Especial Carnavalesca e Cultural de São Borja (ALECC), com ajuda de custos oficializada por termos de colaboração. No último carnaval, cada escola recebeu R$ 35 mil para organização do desfile.
Como resultado, o concurso para escolha da corte foi suspenso e a representação de São Borja durante os festejos será composta por personalidades convidadas pela Prefeitura. Já o Desfile de Rua, em 2025, não ocorrerá.
Apesar das mudanças, a programação carnavalesca de São Borja segue com o 58º Concurso Regional de Músicas para o Carnaval Apparicio Silva Rillo, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, e o tradicional Cais Folia, com três noites e duas tardes de festa no Cais do Porto. A Prefeitura reforçou seu compromisso com a transparência e o uso responsável dos recursos públicos, destacando que a prestação de contas é um requisito indispensável para manter o apoio a eventos culturais.