A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta nesta terça-feira (11) para a ocorrência de chuva intensa, raios, granizo e ventos fortes, que podem atingir até 80 km/h. O aviso, com validade até quinta-feira (13), abrange diversas regiões do estado.
As regiões com maior previsão de acumulado de chuva, entre 100 e 150 milímetros, são a Campanha, Sul, Centro, Oeste e Serra. Nas demais áreas, a precipitação não deve ultrapassar 80 milímetros.
O principal fator para o aumento da instabilidade climática é o avanço de uma frente fria. A partir desta terça-feira, o risco de temporais se intensifica, abrangendo também a Região Metropolitana, os Vales e o Litoral, com possibilidade de raios, granizo e ventos de 50 a 80 km/h, podendo ser ainda mais intensos em pontos isolados.
Na sexta-feira, 14 de junho, a frente fria se afastará do estado, dando lugar a uma área de alta pressão, que trará tempo estável para a maior parte do Rio Grande do Sul. No entanto, na região Norte, ainda há previsão de chuviscos e nebulosidade.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção e adotar medidas preventivas, principalmente em áreas de risco para alagamentos e deslizamentos.