No próximo dia 7 de janeiro, a B3 e o Ministério dos Transportes realizarão o leilão para a concessão da Ponte Internacional de São Borja, que conecta São Borja (RS), no Brasil, a Santo Tomé, na Argentina. O evento acontecerá em Foz do Iguaçu (PR) e contará com a presença da imprensa.
A concessão, com prazo de 25 anos, prevê um investimento estimado em US$ 99 milhões para realizar melhorias técnicas e operacionais na estrutura física da ponte. A empresa vencedora será responsável por intervenções que garantirão a recomposição e o aprimoramento do local.
A Ponte Internacional de São Borja, inaugurada em 1989 como fruto de um acordo binacional, possui 1,42 quilômetros de extensão. O acesso rodoviário pelo lado brasileiro tem início na BR-285 (Avenida dos Imigrantes) e se estende por 6,60 quilômetros até o início da ponte. Do lado argentino, o trecho se inicia na Ruta Nacional 14, com 7,61 quilômetros de extensão.
A estrutura é estratégica para o comércio entre os dois países, concentrando cerca de 23% das operações comerciais entre Brasil e Argentina e quase 40% das relações comerciais entre Brasil e Chile. A concessão visa modernizar a ponte e fortalecer o fluxo comercial na região.
A expectativa é que o leilão atraia investidores interessados no potencial econômico e na importância logística da Ponte Internacional de São Borja.
Redação do Grupo Sepé com informações da Bolsa do Brasil