A Polícia Ambiental de São Borja identificou, nesta terça-feira (7), a mulher responsável pelo abandono de quatro filhotes de cães na estrada da Estiva, ocorrido no último domingo (5). O nome da suspeita não foi divulgado.
De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar, Sargento Miller, a identificação foi possível graças à confiança da comunidade, que forneceu informações essenciais para o caso. “A confiança da comunidade que acredita no trabalho da Polícia Ambiental foi fundamental”, afirmou.
Os filhotes, sem raça definida, foram resgatados e estão sob os cuidados da Associação dos Colaboradores e Protetores dos Animais de São Borja, que administra o canil municipal. A Polícia Civil agora dará continuidade às investigações, já que o caso não configura situação de flagrante.
A Lei nº 14.064/2020 estabelece pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda de animais, para quem comete maus-tratos contra cães e gatos. A legislação ainda considera o abandono de animais como uma forma de maus-tratos, punível com sanções penais.
Denúncias podem ser realizadas de forma anônima ou sigilosa. Os contatos da Polícia Ambiental (98442-4084) e da Polícia Civil (98442-7865), ambos via WhatsApp, estão disponíveis para a comunidade.
Fonte: Rádio Cultura AM