O Presídio Estadual de Rosário do Sul (PERS) registrou uma rebelião nesta quarta-feira, 07. Até o momento, a informação é de oito detentos feridos, três deles encaminhados ao Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA). Outros apenados estariam com lesões leves e foram medicados no local.
Extraoficialmente, a Gazeta foi informada de que o motivo da rebelião seria a proibição das visitas íntimas, quando os presos recebem suas mulheres nos domingos e quartas-feiras na casa prisional. O motivo da proibição não foi informado.
O PERS é controlado pelos agentes prisionais da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), pela Brigada Militar e pela Polícia Civil. O Samu e Corpo de Bombeiros foram acionados e atenderam os feridos superficialmente no local. Outros três foram encaminhados ao hospital com escolta para atendimento de urgência.
Um Agente Penitenciário também foi ferido em uma das mãos por estilhaços de vidro. Houve danos no interior do presídio durante o motim.
Leia mais notícias da editoria de Polícia
Familiares e mulheres dos apenados aguardavam mais informações em frente ao presídio, porém até a publicação desta notícia não haviam recebido nenhum comunicado oficial da casa prisional.
Na ação, houve uso de armas não letais, com disparos de balas de borracha para conter os apenados. Um reforço da Brigada Militar foi encaminhado ao local antes das 16h.
Fonte e foto: Gazeta de Rosário