Até certo ponto, é esperado sentir-se mal, com raiva, insatisfeito ou triste diante de tantos desafios que aparecem na nossa frente por causa do Covid-19, em paralelo ao coronavírus, vemos surgir uma pandemia de ansiedade que pode desembocar em depressão e outros transtornos psicológicos.
A psicologia torna-se cada vez mais essencial nos serviços de saúde, auxiliando a atravessar esses momentos de dificuldades em que vivemos, com acolhimento, oferecendo ferramentas para gestão das emoções, promovendo autoconhecimento, melhorando autoestima.
Além disso, a psicologia clínica utiliza métodos e técnicas para conhecer a realidade psíquica e comportamental de um sujeito ou grupo para promoção de qualidade de vida.
Compreendendo cada sujeito como um ser único, o respeitando com todo sigilo ético da profissão.
Mas afinal, vocês sabem como funciona uma terapia cognitiva comportamental (TCC)?
A abordagem conhecida como TCC foi desenvolvida por Aaron T. Beck na década de 60, o modelo propõe que o pensamento distorcido ou disfuncional (que influencia o humor e o comportamento) seja comum a todos os distúrbios psicológicos.
Quando você está conversando com alguém que acaba de conhecer e surgem pensamentos como “ele não está gostando do que estou dizendo” ou presume outras coisas sem nenhuma evidência e desconsiderando outras hipóteses. Este é um exemplo de uma “interpretação automática distorcida”.
Esta “ideia” aparece quase que instintivamente e a pessoa a aceita como algo plausível, mesmo que não seja verdadeiro.
Tais pensamentos distorcidos ou automáticos surgem devido a experiências que passamos ao longo da vida, criamos crenças e estruturas cognitivas internas para dar significado ao que acontece ao nosso redor.
– Converse sobre seus problemas, o diálogo constrói pontes, conforta, e fortalece. A terapia é muito eficaz, pois a cura também ocorre através da fala.
Para mais informações e agendamentos de consultas psicológicas, entre em contato pelo WhatsApp/Telefones: (55) 991562039 ou (55) 34312035 / Endereço: Av. Frei Miguelino, 309 – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Borja; ou/e (55) 34303121 / Endereço: Engenheiro Manoel Luís Fagundes, 1240 – ATAPESB – Associação dos trabalhadores aposentados e pensionistas de São Borja.
Psicóloga Polyana Moura Seifert
CRP 07/33894