A Polícia Federal, com apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil, deflagrou nesta quinta-feira, 3 de outubro, a Operação Integridade Eleitoral, com o objetivo de combater a interferência de uma facção criminosa no processo eleitoral de São Borja, no Rio Grande do Sul. A ação busca apurar crimes relacionados à captação ilícita de votos e falsidade ideológica eleitoral, envolvendo cooptação de eleitores por meio da distribuição de vantagens indevidas e não declaração de gastos eleitorais.
Nesta manhã, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, sendo 11 de busca domiciliar e 5 de busca pessoal, além da quebra de sigilo de dados. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo Eleitoral de Garantias da 41ª Zona Eleitoral de Santa Maria/RS, e estão sendo executadas em diversos pontos de São Borja.
De acordo com informações preliminares da Polícia Federal, o alvo da operação é um candidato a vereador.
As investigações tiveram início com o compartilhamento de informações entre a Polícia Federal, Polícia Civil, Brigada Militar e o Ministério Público Eleitoral, apontando um possível apoio material e financeiro de um grupo criminoso, que atua no tráfico de drogas, a um candidato ao cargo eletivo no município. O grupo estaria oferecendo cestas básicas e financiamento ilícito de campanha em troca de votos.
A operação mobiliza dezenas de policiais federais, civis e militares para o cumprimento das ordens judiciais, visando garantir a integridade do processo eleitoral em São Borja.
Fonte: Polícia Federal