Convenção partidária, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, confirmou nesta sexta (22) o nome do candidato. Onyx é ex-ministro do Trabalho e da Cidadania e ex-chefe da Casa Civil.
O Partido Liberal (PL) aprovou nesta sexta-feira (22), em convenção realizada em Porto Alegre, a escolha de Onyx Lorenzoni como candidato ao governo do Rio Grande do Sul pela sigla.
A oficialização da candidatura foi realizada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Alianças
De acordo com o PL, o cargo de vice-governador ainda não foi definido. A convenção aprovou a coligação com o Republicanos, que vai indicar o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, como candidato ao Senado. O PL recebeu também o apoio do Patriota e do PROS, que também fizeram convenções nesta sexta.
Na convenção desta sexta foram definidas também 45 candidaturas a deputado estadual e 32 candidaturas a deputado federal pelo partido.
Trajetória política
Nascido em Porto Alegre, Onyx Dornelles Lorenzoni tem 67 anos, é formado em medicina veterinária e é empresário. Ele participou da transição do governo de Michel Temer ao de Jair Bolsonaro e, na sua gestão, foi secretário-geral, ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Cidadania e do Trabalho e Previdência. Antes disso, foi deputado estadual e deputado federal.
Presidente-estadual do PL, Onyx voltou ao partido atual do presidente, já que tinha representado a sigla nas décadas de 1980 e 1990. Porém, grande parte de sua carreira política foi pelo DEM, que se fundiu com o PSL para formar o União Brasil.
Pelo DEM (que, antes, era PFL), o porto-alegrense se candidatou duas vezes à prefeitura da capital gaúcha. Em 2004, ficou em terceiro lugar e, em 2008, ficou em quinto. Em ambos os pleitos, José Fogaça foi o eleito.
Por g1 RS