No final da tarde desta segunda-feira, 11/09/2023, a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Borja, com apoio do efetivo da Operação Hórus, realizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois hangares localizados nas imediações do aeroclube do município. A ação teve como objetivo obter evidências relacionadas ao desaparecimento de um casal e ao incêndio de um veículo ocorridos recentemente.
As investigações tiveram início a partir dos registros de ocorrência do incêndio, que ocorreu no último sábado, dia 09/09/2023, e do desaparecimento do casal que estava no veículo. Conforme apurado pela reportagem do Site SB NEWS o desaparecido é Eike Conrad Dubal, de 26 anos, com antecedentes policiais por tráfico de drogas e foragido do sistema prisional, e sua namorada de 20 anos.
Durante as diligências para localizar o casal desaparecido e esclarecer a autoria do incêndio, os policiais descobriram a existência de duas aeronaves, e apreenderam para fins de investigação. A autoridade Policial requereu a medida cautelar de busca e apreensão e obteve parecer favorável do Ministério Público. O Poder Judiciário, acolheu os pedidos que visam a obtenção de elementos de convicção relacionados aos crimes em questão.
Durante a operação, além das aeronaves, um avião experimental e um helicóptero, avaliados em aproximadamente R$1.100.000 (um milhão e cem mil reais), foram encontrados e apreendidos diversos outros objetos de interesse para as investigações. Informações obtidas pela reportagem são de que as aeronaves apreendias pertencem a Dubal e em tese seria usada para o tráfico de drogas, a polícia não confirmou essa informação.
Histórico no mundo do crime
Atualmente, Eike cumpria pena em processo semiaberto e teria que se apresentar em um abrigo do sistema prisional no mesmo dia em que desapareceu, por isso agora é considerado foragido.
As autoridades argentinas foram notificadas de que um mandado de prisão foi emitido em todo o Brasil.
Condenação e curso
Conforme noticiou o El Territorio em edições anteriores, a justiça condenou Eike a seis anos e quatro meses de prisão por tráfico de drogas e corrupção de menores em abril de 2019. A Polícia Civil local o prendeu após vender 4,76 gramas de cocaína a um menor de 15 anos em maio de 2015.
Ele cumpria pena em regime semiaberto, mas em 2 de agosto de 2019 não retornou à prisão. Por esse motivo, as autoridades solicitaram um mandado de prisão internacional. A polícia prendeu Dubal no aeroporto de Posadas há quase dois anos, em 1º de outubro de 2021.
Depois de alguns dias em Posadas, as autoridades argentinas encaminharam Eike para o presídio federal Marcos Paz, na Argentina. No entanto, em janeiro de 2021 ele veio transferido para o Brasil. Eike viajou de avião de Buenos Aires para Porto Alegre e após de helicóptero para São Borja.
Porém, dias depois a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Supese) do Brasil decidiu por uma nova medida e o encaminhou para um presídio de segurança máxima. Já na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, Eike cumpriu pena até fevereiro 2021 e após passou para o regime domiciliar com tornozeleira. Já atualmente Dubal cumpria pena no regime semi-aberto no presídio Estadual de São Borja.
Hambúrgueres dourados
Na Argentina Eike ou EK se destacou por seu perfil luxuoso. Suspeita-se nas Forças de Justiça e Segurança que quando preso em Posadas Eike não era mais traficante. Porém, uma engrenagem no movimento de cocaína da Bolívia e do Peru para o Brasil com sede na Argentina.
Porém, com sua extradição para o Brasil, este caso não teve grandes movimentos, principalmente pelo fato de seu telefone ser impossível de descriptografar. Alguns investigadores da argentina lamentaram tê-lo detido para cumprir o pedido internacional. Pois podiam “deixá-lo caminhar um pouco” para estabelecer provas das suas atividades no país.
O que se sabe é que após fugir do Brasil em 2019 ele se estabeleceu em São Tomé. Em suas redes sociais ela mostrou sua vida luxuosa, sempre vestindo roupas de alta costura e viajando pela América do Sul. Ocasionalmente, ele era visto com armas longas no meio da selva, próximo a pequenos aviões preparados para carregamento. No entanto, nenhuma dessas imagens o mostre claramente, apenas suas tatuagens identificam.